CLIENTES ATENDIDOS

AS TRANSFORMAÇÕES NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Quando examinamos uma organização, a primeira coisa que vemos são as suas diversas funções (áreas/atividades). No entanto, essa perspectiva não nos permite compreender o modo como o trabalho é realmente executado, justamente por ser esta uma visão vertical e isolada dos diversos compartimentos da estrutura organizacional .

Para termos uma compreensão mais efetiva, e podermos realizar uma análise crítica consistente, com vistas à obtenção de adequações relevantes no ambiente empresarial, precisamos vislumbrar os processos de negócio da organização.

Os processos permeiam as áreas funcionais; através dos processos é que os produtos/serviços são gerados; através dos processos é que as organizações operacionalizam as suas estratégias. Os processos ocorrem nas empresas, quer prestemos atenção a eles ou não. Temos então duas escolhas: podemos ignorá-los e esperar que eles produzam aquilo que queremos; ou podemos compreendê-los e gerenciá-los. Assim, o mapeamento e redesenho dos processos de negócio torna-se essencial para a consolidação de uma gestão ágil, pró-ativa , integrada, moderna e racional.

OS DILEMAS DECORRENTES

Mesmo assim, diante das necessidades de renovação e adequação, surgem alguns dilemas:

  • Como identificar a natureza das adequações necessárias..

  • Qual o grau de profundidade..

  • Como evitar os riscos decorrentes..

  • Qual a garantia de resultados..

  • Para esclarecer estes dilemas, busque a metodologia e a abordagem mais adequadas...

    METODOLOGIA RUMMLER-BRACHE PARA MAPEAMENTO E REDESENHO DOS PROCESSOS DE NEGÓCIO

  • Alinhamento entre Direcionamentos Estratégicos, Questões Empresariais Críticas e Direcionamentos do Projeto

  • A “visão” do Negócio e a “visão” dos Processos de negócio através de modelos (arquitetura do negócio)

  • Contexto dos Processos atuais

  • Termo de Abertura do Projeto, Cronograma e Plano Técnico do Projeto

  • Mapeamento dos processos atuais

  • Desconexões dos processos atuais, sua classificação e priorização

  • Benchmarking e melhores práticas empresariais

  • Critérios e Inovações que irão servir de balizadores aos novos processos

  • Modelo de Negócio, Cadeia de Valor e Modelo Conceitual dos Novos Processos

  • Mapeamento dos novos processos

  • Especificações detalhadas das atividades dos novos processos e requisitos de sistema para os novos processos

  • Sistema de medições dos novos processos

  • Planos de Ação para implantação dos processos redesenhados nas janelas de tempo

  • ABORDAGEM DA EPS CONSULTORIA NA APLICAÇÃO DO MÉTODO

  • Abordagem própria, conduzida de modo ordenado e consistente.

  • Atuação baseada na conscientização das lideranças, que passam a dispor de um diagnóstico da situação atual e de uma visão estratégica do futuro a ser atingido.

  • No âmbito técnico-estrutural, os processos do negócio são o ponto de partida, pois a abordagem deve ser sistêmica; assim como as técnicas de controle e de gerenciamento e as formas de avaliar e promover o desempenho empresarial devem acompanhar as estratégias estabelecidas.

  • No âmbito psico-social, o processo de mudança, além de ser técnico deve também ser um processo humano e cultural. Administrar mudanças significa saber lidar com resistências, bem como educar, valorizar e motivar as pessoas, fazendo com que alterem seus horizontes e hábitos.

  • Toma-se também como premissa o fato de que as inovações na área empresarial envolvem eventos oportunisticos, pois cada transformação acarreta novas oportunidades.

  • Como resultado final, as adequações identificadas, necessárias no ambiente empresarial, terão o direcionamento, o ritmo e a abordagem mais adequados, possibilitando assim a elevação do patamar de resultados.

  • VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA RUMMLER-BRACHE

  • Alinhamento entre estratégias, processos de negócio, sistemas de informação e competências dos Rhs

  • Racionalização do trabalho

  • Adequações e inovações nas rotinas de trabalho

  • Acréscimo de produtividade e de valor agregado

  • Aprimoramentos de eficiência e dos controles

  • Redução de custos e otimização dos recursos utilizados

  • Identificação de oportunidades de melhoria

  • Adequações dos sistemas de informação

  • INICIATIVAS COMPLEMENTARES

  • Análise da aderência entre processos redesenhados x sistemas legados e opções disponíveis no mercado

  • Arquitetura de T.I. (sistemas, infra estrutura, tecnologias)

  • Plano de competências dos RHs

  • Revisão do planejamento estratégico, de forma alinhada e complementar ao processo de transformação do ambiente empresarial

  • Elaboração da matriz de riscos operacionais

CRIE....   INOVE....   TRANSFORME....   REPENSE O SEU NEGOCIO....
Entidades:
Painel
Site desenvolvido por:
Copyright 2012 - 2019 © EPS Consultoria. Todos os direitos reservados.