Através dos processos de negócio é que os produtos/serviços são gerados; através dos processos é que as organizações operacionalizam as suas estratégias. Os processos ocorrem nas empresas, quer prestemos atenção neles ou não. Podemos então ignorá-los e esperar que eles produzam aquilo que queremos ou podemos compreendê-los e gerenciá-los. Assim, o redesenho dos processos de negócio torna-se essencial para a consolidação de uma gestão ágil, pró-ativa , integrada, moderna e racional. Através do redesenho dos processos de negócio a organização irá obter efetivas adequações e inovações nas rotinas de trabalho, propiciando assim a racionalização do trabalho e os conseqüentes acréscimos de qualidade e produtividade. Além disso, o redesenho dos processos de negócio irá possibilitar o aprimoramento na eficiência dos controles, acarretando assim a redução de custos e a otimização dos recursos utilizados. O resultado final das iniciativas de redesenho dos processos de negócio será a obtenção de maiores níveis de excelência e o acréscimo do valor agregado aos produtos/serviços.
Por todas essas razões, o redesenho dos processos de negócio é o instrumento de gestão mais adequado para a promoção das transformações necessárias no ambiente empresarial.
Apresentar os conceitos do Mapeamento e Redesenho de Processos, segundo a metodologia Rummler-Brache (eficaz, prática e abrangente)
Apresentar as etapas e os passos de um Projeto de Mapeamento e Redesenho de Processos
Praticar a metodologia apresentada (como laboratório), instrumentalizando os participantes no método
O conteúdo destina-se a profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos em uma abordagem metodológica que sirva de base para a promoção das transformações e adequações necessárias nas questões operacionais e gerenciais, de forma alinhada às estratégias estabelecidas.
Abertura/Apresentação/Introdução ao tema
Alinhamento entre Direcionamentos Estratégicos, Questões Empresariais Críticas e Direcionamentos do Projeto de Mapeamento e Redesenho
Estrutura do Projeto de Mapeamento e Redesenho e papel dos envolvidos
A “visão do Negócio” e a “visão dos Processos” através de modelos
Escopo dos Processos atuais
Como formalizar o Termo de Abertura do Projeto de Mapeamento e Redesenho e o Plano Técnico do Projeto
Mapeamento dos processos atuais
As desconexões dos processos atuais, sua classificação e priorização
O Benchmarking e as melhores práticas empresariais
Os critérios e inovações que irão servir de balizadores aos novos processos
Modelo de Negócio, Cadeia de Valor e Modelo Conceitual dos Novos Processos
Mapeamento dos novos processos
Especificações detalhadas das atividades dos novos processos e requisitos de sistema para os novos processos
Sistema de medições dos novos processos
Os planos de ação para implantação dos processos redesenhados