Gerenciar é, essencialmente, atingir metas.
Para o estabelecimento de metas, são necessários padrões previamente definidos. Portanto, a padronização é essencial ao bom gerenciamento.
Uma vez estabelecidos os padrões, melhores práticas passam a estar incorporadas no dia a dia das empresas e instituições, desde que os mesmos estejam adequadamente documentados através de instruções normativas.
As instruções normativas, se adequadamente documentadas, possibilitam que as empresas e instituições se apropriem do conhecimento, que passa então a estar disponível para ser compartilhado pelo restante da organização.
O resultado final do processo de compartilhamento do conhecimento pelos integrantes das empresas e instituições será então a obtenção de melhores níveis de excelência e o acréscimo do valor agregado aos produtos e serviços oferecidos, em decorrência da melhoria contínua obtida.
Por todas essas razões, o estabelecimento e documentação de instruções normativas é um instrumento de gestão muito adequado para contribuir com a disseminação das transformações necessárias no ambiente empresarial.
Apresentar aos participantes alguns dos principais conceitos ligados ao tema.
Instrumentalizar os participantes na elaboração e documentação dos procedimentos de trabalho, considerando: atividades executadas, sistemas e controles existentes, formulários e demais documentos utilizados, recursos consumidos na execução das atividades, interfaces existentes e informações gerenciais disponíveis.
Apresentar modelos que podem ser utilizados para documentação de normativos.
O curso destina-se a gestores, facilitadores e demais profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos em elaboração e documentação de instruções normativas.
Abertura / Apresentação / Introdução ao tema
Alinhamento de conceitos (estratégia, diretriz, política, norma, procedimento)
Distinções: Processo x Atividade x Procedimento
Como estabelecer a lista de normativos a serem documentados
Codificação dos normativos
Modelo para documentação de normativos
Como elaborar um normativo (exercício prático)